Surgimento do EaD no Brasil

Com o surgimento e a facilidade e o grande avanço da tecnologia nos dias atuais, uma forma de ensino ganhou muito destaque no senário mundial, a Educação a Distância, conhecida como EaD, que torno-se muito comum discussões sobre essa forma de ensino. Mas esse método de ensino é muito mais antigo do que de imagina.

Segundo alguns pesquisadores, essa forma de ensino existe desde o século XVIII, quando um jornal dos Estados Unidos mandava matérias anexadas ao mesmo. Porem existem controvérsias sobre a origem da mesma, pois alguns pesquisadores relatam que seu inicio foi em 1881 pela Universidade de Chicago através do curso de Língua Hebraica, e outros consideram em 1890 na Alemanha também por correspondência.

Porem no Brasil o estudo a distância surgiu somente no anos de 1960, e as aulas eram transmitidas através de rádio, com algum material impresso. Os maiores responsáveis pela difusão da educação a distância no Brasil, foi o Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Monitor, com um leque maior de cursos como, técnico em eletrônica, secretária, técnico em contabilidade dentre outros.

INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO-CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA-ANOS 70-ENSINO A DISTÂNCIA - 8po8

Material de estudo do IUB na década de 70.

Em 1996 a educação a distância no Brasil deu um grande salto a partir da Lei de Diretrizes, pois nesse período foi elaborado os primeiros cursos de nível superior regulamentados pelo MEC. É de extrema importância que esse cursos contem com profissionais qualificados, além de boa estrutura de sua grade curricular de seus canais de comunicação e sala de aula virtual.

Houve uma enorme valorização dos cursos a distância no mercado de trabalho, pois as grandes empresas tem acreditado no potência do aluno que estuda a distância, acreditando que tem muito mais compromisso e leva mais a sério seu lado profissional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s